Resultados
de Exames

Sono do bebê: 27 mitos e verdades

Sono do bebê: 27 mitos e verdades

Quem dera fosse só colocar a criança no berço ou na cama, com hora marcada, para ela embarcar em um sono profundo até o dia seguinte. Para alguns pais sortudos, é simples assim. Para grande parte, no entanto, fazer o filho dormir requer treino, persistência e paciência. Sem falar nas dúvidas que surgem no meio do caminho. Quem nunca se perguntou se deveria acordar o bebê porque estava dormindo demais? Ou quase enlouqueceu, pois ele passou a despertar no meio da madrugada?


O pior é que não há receita pronta para solucionar impasses do gênero, apenas dicas e relatos de experiências bem-sucedidas que podem ser testadas. Cada situação tem de ser avaliada individualmente. Não à toa, um serviço personalizado que já é popular nos Estados Unidos vem ganhando espaço no Brasil. Trata-se da consultoria do sono materno-infantil, em que um especialista observa a rotina, identifica os fatores que impedem a criança de dormir, cria um plano de sono e orienta os pais, presencialmente ou via internet. “Toda a família precisa estar envolvida para saber como agir, sem confundir a criança no processo de reeducação do sono”, conta a neuropsicóloga Deborah Moss, que oferece o serviço no Brasil. E ela alerta: “Não há método que não envolva um pouco de choro, já que estamos mudando um comportamento”. Isso não significa, porém, deixar seu bebê se esgoelando no berço até se cansar, mas ensiná-lo, com carinho, que tudo tem seu tempo.

Se você não sabe por onde começar, converse com o pediatra e os amigos, além de recorrer a livros e reportagens. Para facilitar essa árdua busca por noites tranquilas, conheça a opinião de especialistas sobre 27 crenças populares referentes ao sono das crianças. Confira os segredos de quatro mães que conquistaram um sono exemplar para os filhos e uma entrevista com o médico espanhol Eduard Estivill, autor do livro Nana, Nenê (Ed.WMF Martins Fontes).


1. NÃO É BOM DORMIR COM A BARRIGA CHEIA: VERDADE

É desaconselhável colocar a criança para dormir logo após mamar bastante ou ingerir alimentos sólidos. “O peso da comida pode causar mal-estar. Sem contar que há risco de o bebê regurgitar o leite e aspirá-lo”, alerta o pediatra Felipe Lora, do Hospital Infantil Sabará (SP). O ideal é oferecer o jantar cerca de duas horas antes de deitar. À noite, a refeição deve ser composta por alimentos de fácil digestão, como sopas, carnes magras (que são fontes de proteína), verduras e legumes cozidos. Antes de dormir, a criança pode tomar leite, mas sem extrapolar no volume a que está acostumada. Também vale reforçar que, quando o bebê arrota, diminui o risco de regurgitar durante o sono. Pelo mesmo motivo, ele deve mamar com a cabeça elevada em relação ao corpo (com uma inclinação de 30 a 45 graus), e não totalmente deitado.


2. TODO BEBÊ APRENDE A DORMIR SOZINHO: MITO

Pode ser que o seu filho nunca tenha demonstrado nenhum tipo de dificuldade na hora de ir para a cama, mas esse comportamento é exceção. “Só 10% dos bebês desenvolvem a capacidade de adormecer sozinhos, empregando recursos como se balançar, segurar um paninho ou chupar o dedo. Os demais têm de ser ensinados”, diz a neuropediatra Márcia Pradella, do Hospital Sírio-Libanês (SP). Segundo a médica, nos três primeiros meses, o bebê repete vários ciclos de mamada, cocô e sono. Por isso, não adianta tentar acostumá-lo a dormir a noite toda nessa fase. Essa é mais uma razão para concentrar os esforços a partir do quinto mês, com a criação de um ritual.


3. PARA DORMIR BEM, É PRECISO TER ROTINA: VERDADE

A criança precisa, de fato, de uma rotina estabelecida para conseguir ter uma boa noite de sono. Uma pesquisa recente da Universidade de Saint Joseph (EUA) confirma essa necessidade. Foram estudadas 405 famílias, com filhos de 7 meses a 3 anos. Os resultados mostraram que o simples fato de a criança ir para a cama no mesmo horário todas as noites melhora a continuidade do sono noturno e, consequentemente, contribui com o bom humor das mães. Mas essa regularidade só é possível a partir do quinto mês, quando o bebê já produz melatonina – hormônio que induz à sonolência, assinalando ao organismo o momento de dormir. É aí que se deve estabelecer um ritual de sono, repetindo-o todas as noites, antes de colocar a criança na cama. Segundo a pediatra Rosana Cardoso Alves, membro da Associação Brasileira do Sono (ABS), atitudes simples são capazes de sinalizar ao bebê que está chegando a hora de desacelerar: o quarto deve ser escurecido e os estímulos visuais e sonoros também precisam diminuir. O ritual pode incluir um banho relaxante, uma massagem, a troca de fralda, a mamada e o colo para arrotar. Depois, vale colocar a criança no berço e cantar uma música, contar uma história, fazer uma oração ou apenas conversar. “Ofereça uma naninha, para que ela segure até cair no sono. Esse objeto servirá como referência para ela se acalmar, caso acorde no meio da noite”, ensina a neuropediatra Márcia Pradella. Para as crianças maiores, a rotina é parecida. Antes de adormecer, os pais podem ler um livro, dar um beijo de boa noite e sair do quarto, para que o filho pegue no sono da forma mais independente possível.


4. TUDO BEM COCHILAR NA CADEIRINHA DO CARRO OU NA CADEIRINHA MUSICAL: VERDADE

Sim, se for para cochilos breves. Porém, para dormir à noite, é importante estar no berço, cujo colchão proporciona as condições ideais para o descanso. Mas, atenção! Uma pesquisa do Children’s Hospital Medical Center (EUA) alerta para uma ameaça preocupante: o uso incorreto da cadeirinha automotiva, fora do carro, é responsável por mortes infantis por asfixia, pois a criança pode se enrolar no cinto. Por isso, mantenha a vigilância constante.


5. CHÁ DE CAMOMILA AJUDA A ACALMAR: VERDADE

“Primeiro, lembre-se de que crianças neurologicamente saudáveis não necessitam de substâncias para conduzir o sono”, ressalta o neuropediatra Paulo Liberalesso, do Hospital Pequeno Príncipe (PR). Mas é verdade que, assim como outros chás fitoterápicos – erva-doce e jasmim, por exemplo –, o de camomila tem a capacidade de induzir o organismo ao relaxamento. E o melhor é que a planta é rica em substâncias potencialmente benéficas, com efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, e pode diminuir a ansiedade. O chá pode ser oferecido em temperatura morna, desde o sexto mês.


6. A CRIANÇA DORMIRÁ A NOITE INTEIRA SE NÃO TIRAR NENHUMA SONECA AO LONGO DO DIA: MITO

O recém-nascido pode dormir em torno de 16 a 19 horas diárias, distribuídas igualmente entre o dia e a noite. “Com o passar dos meses, o sono se concentra à noite e vai gradativamente diminuindo durante o dia. Por volta dos 6 meses, o bebê dorme em torno de 12 horas diárias, com um sono predominantemente noturno, e tira duas ou três sonecas, com duração média de uma hora cada”, explica Paulo Liberalesso. As sonecas costumam durar até os 3 ou 4 anos, mas variam de uma criança para outra.


7. SE O BEBÊ É ACOSTUMADO A ADORMECER NO COLO, SERÁ DIFÍCIL DORMIR SOZINHO NO BERÇO DEPOIS: VERDADE

Se os pais sempre embalam o filho no colo, estão ensinando que é dessa forma que se adormece, e, acredite, ele assimilará essa informação. Quando acordar no meio da noite, é possível que chore e fique assustado por não reconhecer onde está. Para evitar noites conturbadas, o ideal é que, desde o início, os pais deixem a criança pegar no sono no próprio berço. “Não há lugar melhor do que o colo da mãe, que confere calor, carinho, proteção. Mas não oferece a melhor posição para o sono. Sem contar que a mãe fica impossibilitada de fazer suas atividades rotineiras. Aconselho que, após mamar, o bebê arrote ainda no colo. Em seguida, é só esperar uns minutos para o leite se acomodar no estômago e ajeitá-lo no berço, ainda acordado. Vale dar a mão, conversar e fazer carinho, transmitindo aconchego”, sugere o pediatra Luiz Renato Valério, do Hospital Pequeno Príncipe (PR).


8. NÃOTEM PROBLEMA PEGAR NO SONO VENDO TV: MITO

Adormecer diante da televisão – e outras telas, como tablets e computadores – não é nada benéfico. Quando a criança assiste a um desenho animado ou a um filme muito agitado antes de dormir, ela fica excitada e o relaxamento necessário para o sono é comprometido. A recomendação é evitar as telas uma hora antes de ir para a cama. Um estudo da Universidade de Harvard (EUA), com mais de 1.800 crianças de 6 a 8 anos, descobriu que há uma associação entre mais horas diante da TV e a redução do tempo de sono. Também se concluiu que a presença de televisor no quarto diminui o descanso em até 30 minutos.


9. MÚSICA SUAVE, EM VOLUME BAIXO, AJUDA A PEGAR NO SONO: VERDADE

Canções suaves, como as clássicas, podem contribuir para o relaxamento se forem reproduzidas em volume baixo. Mas elas devem ser desligadas assim que a criança dormir. Alguns médicos, no entanto, não consideram necessário recorrer a esse tipo de artifício. Fica à escolha da família.


10. CRIANÇA PODE TER INSÔNIA: VERDADE

Na infância, o problema é mais raro do que em adultos e, normalmente, tem origem comportamental. “Por exemplo, a criança que faz birra para se deitar, não quer se separar dos pais, chora, diz que está com fome ou que tem um fantasma embaixo da cama, está buscando uma forma de adiar o horário de dormir”, explica o pediatra Gustavo Moreira, do Instituto do Sono (SP). Uma pesquisa recente da Norwegian University of Science and Technology (Noruega), envolvendo mil crianças de até 6 anos, também revelou uma associação entre a insônia e problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão e TDAH.

O recém-nascido deve dormir de 16 a 19 horas por dia. O recém-nascido deve dormir de 16 a 19 horas por dia


11. É COMUM O RECÉM-NASCIDO TROCAR O DIA PELA NOITE: VERDADE

Essa confusão é comum nos três primeiros meses, quando ele ainda não percebe a diferença entre dia e noite. Com 6 meses, o sono já deve estar concentrado no período noturno. Para evitar que a troca aconteça, não custa reforçar que os pais precisam estabelecer regras e rotina, com horários regulares para dormir.


12. DOENÇA NÃO AFETA O SONO: MITO

Há enfermidades que podem interferir no descanso, especialmente as neurológicas. “Epilepsia e paralisia cerebral são alguns exemplos”, esclarece Paulo Liberalesso. Problemas como asma, rinite e apneia do sono (cuja causa costuma ser amídalas grandes) são igualmente prejudiciais. Ao notar que seu filho tem dificuldade para respirar à noite, procure o pediatra.


13. CAFEÍNA TIRA O SONO: VERDADE

A cafeína é um estimulante que deve ser evitado na dieta infantil, especialmente à noite. O recomendado é apresentar o café somente após os 2 anos, e sempre misturado ao leite. Atenção: a substância também está presente nos chás preto e mate, nos refrigerantes à base de cola e nos chocolates. Se for impossível fugir desses itens, prefira dar ao seu filho até o período da tarde, nunca à noite.


14. CRIANÇA QUE NÃO DORME O SUFICIENTE FICA AGITADA: VERDADE

Os adultos costumam se sentir cansados, mas as crianças podem ficar ainda mais excitadas. “A falta de sono leva a alterações de memória e comportamento”, confirma a pediatra Rosana Alves. Por isso, nada de deixar seu filho ir para a cama muito tarde.


15. O CÉREBRO DESCANSA AO DORMIR: MITO

Ele continua tão ativo quanto na vigília. A diferença é que desempenha funções diferentes, como a liberação do hormônio do crescimento.


16. CRIANÇA PODE TER SONAMBULISMO: VERDADE

Andar pela casa durante o sono é mais frequente do que se imagina e tem um forte componente hereditário. De acordo com um estudo recente realizado pela Universidade de Montreal (Canadá), 47% das crianças que têm um dos pais com histórico de sonambulismo apresentam a alteração. Quando ambos os pais foram sonâmbulos, a ocorrência sobe para 61%. Já no grupo em que eles nunca tiveram sonambulismo, a prevalência é de apenas 22% nos filhos. Os cuidados com as crianças que apresentam o distúrbio consistem em evitar que se machuquem durante a noite. Colocar rede ou grade nas janelas e trancar as portas são medidas de segurança essenciais. Em geral, os episódios se tornam menos frequentes como passar dos anos, conforme o sistema nervoso amadurece.


17. QUANTO MAIOR É A IDADE, MENOS HORAS DE SONO SÃO NECESSÁRIAS: VERDADE

O recém-nascido pode dormir até 19 horas por dia. Conforme cresce, esse tempo diminui.


18. TERROR NOTURNO SIGNIFICA O MESMO QUE PESADELO: MITO

O terror noturno é um transtorno do despertar: geralmente, a criança se senta na cama no meio da noite, grita, chora, pronuncia frases sem nexo, e os batimentos cardíacos e a respiração aceleram. Durante o episódio, a criança não está consciente e não se lembra de nada ao acordar. O ideal é que os pais não despertem o filho, apenas tentem acalmá-lo. De acordo com uma estatística do Instituto Brasileiro do Sono, 3% das crianças apresentam o quadro, sendo mais frequente entre 5 e 7 anos.


19. CRIANÇA QUE SE CANSA DURANTE O DIA DORME MELHOR À NOITE: MITO

Nem sempre. Algumas vezes, um grande número de atividades deixa a criança tão animada que ela pode ter dificuldade para relaxar. Ou pode ser até que durma cedo, devido ao cansaço, mas acorde no meio da madrugada.


20. É PRECISO SILÊNCIO TOTAL ENQUANTO O BEBÊ DORME: MITO

Basta que o ambiente seja calmo. “Os pais não devem assistir a um filme de ação em volume alto, por exemplo, mas podem fechar a porta do quarto da criança e ver TV na sala ou conversar em volume moderado”, propõe Felipe Lora. Ou seja, um pouco de bom senso e nada de paranoia.


21. DEVE-SE DIMINUIR A INGESTÃO DE LÍQUIDOS ANTES DE DORMIR NA ÉPOCA DO DESFRALDE: VERDADE

Converse com o pediatra e estabeleçam como proceder com as mamadas. Mas, em geral, a recomendação é diminuir a ingestão de líquidos antes de dormir, visando evitar o xixi noturno. Não se esqueça de levar seu filho ao banheiro antes de colocá-lo na cama e, apenas no início, a cada duas horas. Por fim, parabenize-o pela conquista, cada vez que passar a noite sem nenhum escape.


22. QUEM NÃO DORME O SUFICIENTE TEM MAIS DIFICULDADES NA ESCOLA: VERDADE

O desempenho escolar é frequentemente prejudicado pelas noites maldormidas. Uma pesquisa da Universidade Sapienza de Roma (Itália) concluiu que a quantidade e a qualidade do sono estão intimamente relacionadas com a capacidade de aprendizado. Outro estudo, finlandês, da Universidade de Helsinki, com 60 crianças de 6 a 13 anos, também revelou que a privação de sono afeta a memória em atividades escolares. Esse é mais um motivo para você entender a importância da rotina e de não deixar a criança acordada até tarde. Se o seu filho tem dificuldade em levantar de manhã para ir à escola, tente colocá-lo para dormir mais cedo. Assim, ele se sentirá mais disposto no dia seguinte para frequentar as aulas.


23. É NORMAL RANGER OS DENTES: MITO

Se a criança aperta a mandíbula enquanto dorme, é provável que tenha bruxismo. Sua consequência mais comum é o desgaste dos dentes, mas também pode haver ruídos, dores musculares, limitação de abertura de boca e zumbido no ouvido. Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) avaliou 475 crianças de 4 a 5 anos e mostrou que 47,4% delas apresentavam o problema. Ele está relacionado aos hábitos de roer unhas, morder lábios, mascar chicletes e respirar pela boca. Crianças com sono agitado e dor de cabeça frequente também apresentam mais episódios. O tratamento mais comum é a utilização de placas específicas para dormir, que reduzem o contato entre os dentes.


24. BEBÊ NÃO SONHA: MITO

Em adultos, os sonhos ocorrem no chamado Sono REM, caracterizado por movimentos rápidos dos olhos. Como o sono das crianças contempla esse estágio desde o nascimento, acredita-se que elas também sonhem. O conteúdo estaria de acordo com informações que captam do ambiente. Ou seja, inicialmente, o bebê sonharia com cores, depois, com rostos dos familiares, e assim por diante.


25. LUZ ACESA ATRAPALHA O SONO: VERDADE

A luminosidade inibe a secreção da melatonina, hormônio que induz e aprofunda o descanso. E como o hormônio do crescimento (GH) é liberado durante o sono profundo, essa fabricação também é prejudicada. Por isso, escureça o ambiente. Se a criança tem medo de escuro, use uma lâmpada de tomada azul, o único tipo de luz que causa sonolência.


26. APÓS O PRIMEIRO MÊS, NÃO É NECESSÁRIO ACORDAR UM BEBÊ QUE DORME A NOITE TODA: VERDADE

Durante o primeiro mês, não é adequado que ele fique mais de seis horas sem se alimentar. Por isso, ele precisa ser acordado quando estiver dando este intervalo. Passado esse período, não é mais necessário despertá-lo. É só se assegurar de que ele está ganhando peso adequadamente e se desenvolvendo bem. São muito raras as doenças, como o hipotireoidismo, que levam o bebê a dormir exageradamente, comenta Márcia Pradella. Mas, se houver essa suspeita, converse com o pediatra.


27. SE A CRIANÇA NÃO APARENTA CANSAÇO, ELA NÃO PRECISA TIRAR UM COCHILO DURANTE O DIA: VERDADE

“Até os 6 meses, a soneca é nitidamente benéfica, mas, depois disso, não é obrigatória e os pais podem deixar acontecer naturalmente”, afirma o neurofisiologista Leonardo Ierardi, do Hospital Israelita Albert Einstein (SP). O ideal, segundo ele, é ser flexível, sem impor a soneca à tarde se o seu filho não demonstrar sinais de que precisa dela. Essa necessidade varia de uma criança para outra.

Voltar