Resultados
de Exames

Terapia Cognitivo-Comportamental para Insônia

Terapia Cognitivo-Comportamental para Insônia

A insônia é um problema de sono frequente, tendo prevalência de 10% a 20% entre os adultos. De acordo com a International Classification of Sleep Disorders (ICSD) – 3r ed (2014) a insônia é definida como uma persistente dificuldade com o início do sono, duração, consolidação ou qualidade, que ocorre apesar das circunstâncias e oportunidades favoráveis para adormecer, resultando em prejuízos durante o dia. A principal queixa entre os adultos refere-se  à dificuldade de iniciar e manter o sono.


A privação de sono prejudica o funcionamento diurno do indivíduo, comprometendo aspectos cognitivos (concentração, memória), habilidades psicomotoras, além de estar associada a prejuízos na saúde e prejuízos psicológicos como ansiedade e depressão. 


Apesar do tratamento farmacológico ser o mais utilizado, a medicação não intervém nos determinantes comportamentais e ambientais, sessando apenas o sintoma e não a causa da queixa. Além disso, os hipnóticos, que são os mais utilizados no tratamento da insônia, estão relacionados a efeitos colaterais, dependência e tolerância.  Dado os efeitos colaterais do tratamento farmacológico, os estudos com tratamentos não farmacológicas para o manejo da insônia estão cada vez mais em evidência e mostrando resultados efetivos. Entre os tratamentos não medicamentosos, a Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC) tem demonstrado resultados efetivos para insônia, apresentando melhora nos padrões de sono.


Geralmente a Terapia Comportamental ou a TCC para insônia consiste em um tratamento breve, de 6 a 10 sessões que podem ser administradas em grupo ou individualmente, e incluem componentes como: educação e higiene do sono (ambiente, atividades e hábitos que favoreçam um sono de boa qualidade); técnica de restrição do sono (restringir o tempo na cama para que este se aproxime ao tempo total de sono); técnica de controle de estímulos (associar a cama/quarto com o sono);  relaxamento e restruturação cognitiva (reestruturar pensamentos mal adaptativos). 


A Terapia Comportamental para Insônia é realizada individualmente e em grupo, pela Dra Renatha El Rafihi- -Ferreira, na Clínica de Pneumologia e Laboratório de Sono São Marcos, onde a profissional desempenha suas atividades clínicas, tais como: avaliação psicológica, terapia comportamental para insônia, orientação parental e psicoterapia. Renatha é pesquisadora, doutora em psicologia clínica pela Universidade de São Paulo, psicóloga clínica e autora de diversos artigos científicos e capítulos de livro nas áreas de: Sono e Comportamento; Avaliação e Tratamentos Comportamentais para Problemas de Sono; Psicoterapia e Psicopatologia.

Voltar